skip to Main Content
+55 (092) 98445-9012 | 3622-8808 | 3877-3214 agendamento@carlosesoniadiniz.com.br

Ginecologia

Ginecologista em Manaus para prevenção ginecológica e tratamentos você encontra na Clínica Carlos e Sonia Diniz.

O médico ginecologista está presente nas diferentes fases da vida da mulher. Por isso é aconselhável periodicamente a realização de check-ups para prevenir possíveis doenças e esclarecer dúvidas existentes. Possuímos em nossa clínica ginecológica atendimento completo.

Agende online agora uma consulta ginecológica com seu ginecologista particular. Também tire suas dúvidas conferindo nossas matérias relacionadas a ginecologia.

Tudo sobre Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade médica que trata o sistema reprodutivo feminino e demais doenças relacionadas à saúde íntima da mulher. Com papel fundamental dentro da medicina, uma vez que doenças ginecológicas podem evoluir para casos mais graves, o profissional da área lida diariamente com problemas relacionados a vagina, útero, ovários, trompas, vulva e na mama.

Da adolescência até a melhor idade, o indicado é que as mulheres tenham regularidade quanto as consultas em uma clínica ginecológica, garantindo assim uma melhor qualidade de vida. O indicado é que esse acompanhamento começa antes mesmo da puberdade, sendo que milhares de adolescentes sofrem com os efeitos hormonais durante o período, assim como problemas relacionados ao início dos ciclos menstruais.

Nesta fase da vida da mulher é comum que os ciclos menstruais não tenham a periodicidade ideal – uma vez ao mês – sendo indicado a investigação dos fatores que levam a esse quadro, além da identificação do tratamento para a regularização do mesmo.

Início da vida sexual

No início da vida sexual de uma mulher o aconselhamento e acompanhamento de um ginecologista diminui a possibilidade de uma gravidez indesejada, assim como auxilio na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sendo uma da mais perigosas e sem cura, a contração do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Aids.

Ter um especialista em ginecologia de confiança, diminui as chances da contaminação pelo HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma vírus), grande vilão da saúde feminina que, quando não tratado da forma correta, resulta no câncer do útero e demais tumores na região genital.

Outro aconselhamento dado pelo médico ginecologista refere-se aos métodos contraceptivos, sendo eles:

o anticoncepcional, o preservativo masculino e feminino (camisinha), a vacina anticoncepcional ou o Dispositivo intrauterino (DIU). Em uma conversa entre médico e paciente e exames complementares, é possível identificar o melhor método de contracepção.

Doenças ginecológicas

Silenciosa e por vezes assintomática, a endometriose atinge cerca de 15% da população feminina e pode ser diagnosticada em uma conversa no consultório do especialista em ginecologia. Mulheres que relatam dores abdominais fortes durante o ciclo menstrual, dor durante as relações sexuais e desconforto para evacuar, por exemplo, podem ter um quadro de endometriose.

Esses são apenas algumas das disfunções causadas pela doença, porém é necessário exames clínicos específicos para identificação da patologia.

Vale ressaltar que a endometriose atinge cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva, segundo dados do Ministério da Saúde, o que pode afetar a fertilidade da mesma, e resultar em dores crônicas que trazem grande impacto na qualidade de vida dessa parcela da população feminina.

Outros males tratados pela ginecologia são:

  • Disfunções sexuais;
  • Cistos no ovário
  • Pólipo uterino;
  • Mioma uterino;
  • Corrimentos e infecções;
  • Prolapso genital e incontinência urinária;
  • Diminuição dos sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM);
  • Climatério e menopausa.

Acompanhamento Pré-Natal
Importância e procedimentos do Pré-Natal

Back To Top